domingo, 19 de março de 2017

Lula e Dilma entregam ao povo a sua grande obra

Enquanto Temer tenta colher frutos em cima do que não plantou e é vaiado e esculachado do Nordeste, o povo faz uma linda festa na inauguração popular da Transposição do Rio São Francisco na cidade de Monteiro na Paraíba em agradecimento a Lula e Dilma, os verdadeiros grandes responsáveis pela obra. O povo do Nordeste reconhece aquele que mais fez pelo seu povo. 


No dia 10 de março, houve a inauguração de mais uma etapa da obra da transposição do Rio São Francisco na cidade de Monteiro na Paraíba realizada pelo presidente atual, Michel Temer. No decorrer da solenidade o que se viu e ouviu foi o repúdio da população através dos gritos de Fora Temer, reação popular desencadeada pelo conhecimento de que a sua participação havia sido pequena na obra. Temer colocou como lema principal da inauguração a fala de que a obra não possui pai e que é uma obra do povo brasileiro. Isso como forma de justificar a sua presença não aceita pela população. 

No decorrer da semana diversos outros políticos ligados a direita, que por muito tempo foi contra a obra da Transposição, se vangloriavam da entrega se colocando como grandes responsáveis pela inauguração da obra. Eliseu Padilha colocou até no seu twitter que enquanto a Dilma ficou seis anos no governo e não conseguiu entregar a obra, Michel Temer conseguiu fazer isso em seis meses, como se uma obra dessa magnitude fosse realizada em passe de mágica. Fico com a impressão que eles acham mesmo que o povo é extremamente ignorante para acreditar nessas falácias, o problema é que encontramos pessoas que realmente acreditam e não observam que ele já pegou a obra com mais de 93% de conclusão.

Mas, nesse domingo o Nordeste demonstrou a sua gratidão a aqueles que realmente são os responsáveis pela realização dessa obra grandiosa na região. Durante toda a semana havia uma expectativa com relação ao evento que já tinha ocupado todas as vagas de hotéis na região de Monteiro-PB. Nas estradas o que se viu hoje foi uma caravana imensa para ver e acompanhar esse evento histórico. E a cidade estava realmente lotada de pessoas que aplaudiam e ovacionavam Lula e Dilma por onde eles passavam. Estima-se que na cidade de 33 mil habitantes, mais de 70 mil pessoas de toda a região participaram do evento. Ao chegar ao local em que se encontravam as águas do Rio São Francisco, Lula tentou entrar na água, mas teve dificuldade pela grande quantidade de pessoas que estava dentro do rio naquele momento. 

Após a recepção na chegada das águas na cidade, Lula, Dilma e um grupo de Senadores, Deputados, presidentes nacionais de partidos políticos de esquerda e o Governador da Paraíba Coutinho do (PSB) se reuniram em uma grande praça da cidade para discursos. 

A primeira a falar foi a ex-presidente Dilma Rousseff, que em seu discurso falou sobre as dificuldades do processo de construção da Transposição e do trabalho realizado para fazer com que esse sonho pudesse ser realizado. Complementou dizendo que tem orgulho de estar presente nesse momento histórico inaugurando uma obra que ela teve uma participação direta e muito profunda.

Depois a palavra foi passada do Governador do Estado da Paraíba Coutinho do PSB, que agradeceu aos presentes e disse que essa obra era um sonho desde Dom Pedro II. Precisou ser eleito um presidente popular que sabe das necessidades do povo para que ela pudesse sair do papel. 

O próximo a discursar foi o ex-presidente Lula, que desenvolveu o projeto de transposição ainda no ano de 2007. No seu discurso ele agradeceu primeiramente a Deus e depois às pessoas, que segundo ele, foram fundamentais para que a obra pudesse ser realizada, como Dilma Roussef, José de Alencar, Ciro Gomes, entre outras pessoas que se dedicaram ao projeto. Em sua fala de  aproximadamente 30 minutos, disse que se sentiu muito emocionado por estar participando daquele evento e que a vida dos nordestinos certamente iria mudar para melhor com a chegada das águas. Afirmou também que essas obra tem pai, mãe, irmão, irmã e tio, ironizando a fala de Michel Temer que tenta colher os créditos após o trabalho já estar praticamente concluído, e, por fim, disse que o povo não pode perder as esperanças, pois apenas com esperança, poderemos conquistar dias melhores. 

Ao final do discurso Lula foi muito aplaudido pela população presente que gritava “Lula guerreiro do povo brasileiro”.

Veja Algumas fotos do evento:



Anderson Silva

Nenhum comentário :

Postar um comentário