quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Caravana Lula chega a Teófilo Otoni

Lula foi recebido por multidões por onde passou pela cidade. A primeira visita foi à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, criada durante o seu mandato de presidente em 2005, depois o presidente foi a praça Tiradentes, principal praça da cidade, que ficou completamente lotada para recepcioná-lo.


A expectativa era enorme na cidade para receber o ex-presidente Lula que chegaria na tarde do dia 24 de outubro a Teófilo Otoni na Caravana Lula pelo Estado de Minas Gerais. O local do principal encontro seria a praça central da cidade, denominada de Tiradentes. Simpatizantes de várias cidades vizinhas a Teófilo Otoni se organizaram em caravanas para ver o ex-presidente de perto. 





Visita à UFVJM

O primeiro local do município a ser visitado foi a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. O local é um dos legados do governo do ex-presidente Lula no município e que hoje atende a mais de 2000 alunos apenas em cursos presenciais. 

Estavam presentes no evento o Reitor da Universidade professor Gilciano Saraiva, a ex-prefeita do município Dona Maria José e o atual prefeito Daniel Sucupira, ambos do PT. O Reitor iniciou as homenagens falando sobre a importância da decisão de Lula em trazer a Universidade para a cidade de Teófilo Otoni, que hoje é fonte de desenvolvimento para toda a região. Após falar um pouco sobre o atual cenário das Universidades do país o Reitor ofereceu uma placa em homenagem ao ex-presidente em reconhecimento as suas ações para a criação do campus do Mucuri na cidade de Teófilo Otoni. 

O segundo a agradecer o ex-presidente foi o atual prefeito Daniel Sucupira que demonstrou a importância desse evento para a região em reconhecimento ao homem que, na sua visão, abriu as portas da educação para as populações dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. 

A terceira fala foi da ex-prefeita Dona Maria José que era a prefeita no momento da inauguração da Universidade em Teófilo Otoni. Ela contou um pouco da história de sua luta para que a Universidade fosse instalada na cidade, entretanto, afirmou que haviam muitas forças contrárias a criação de uma UF na região, pois poderia atrapalhar os seus negócios particulares, haja vista que, até aquele momento as principais Universidades da cidade eram particulares. Entretanto, quando ele soube que Lula foi eleito, ela disse que "agora ela sabia que Teófilo Otoni teria uma Universidade Federal" e assim, após o seu pedido, a Universidade foi construída na região. 

Por fim o ex-presidente falou a todos os presentes sobre a importância da Educação para o país e que Educação nunca deve ser considerada um gasto e sim um investimento. Investir em educação gera emprego, trás desenvolvimento para as regiões e qualificação para população o que é extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer país. Ele fez uma análise de todos os países desenvolvidos do mundo e constatou que todos eles investiram inicialmente em Educação. “Nenhum país que não investiu em educação se desenvolveu, demonstrando que investir em educação é o caminho certo para qualquer nação que quer se desenvolver.”

Após a sua fala, Lula foi recepcionado pelo Reitor para inauguração de uma placa em homenagem a suas ações realizadas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nesse momento ele foi recepcionado por um grande número de pessoas que o esperava, conversou com a população e convidou a todos para se dirigir a praça Tiradentes, onde, seria realizado o evento principal da caravana. 

Atividade na praça

A praça estava completamente lotada quando o ex-presidente chegou ao local. Nesse evento foram realizados alguns depoimentos de pessoas que foram beneficiadas com os programas sociais do PT, foi realizada uma fala de Maria Beatriz Cerqueira, presidente da CUT Minas Gerais, e do prefeito Daniel Sucupira. Muitos Deputados Estaduais e Federais também estavam presentes no evento. 

Após a fala de alguns participantes Lula foi ovacionado pelo público e iniciou a sua fala sobre educação. O ex-presidente falou sobre a importância da Universidade Federal e das Escolas Técnicas Federais instaladas no país. Disse que o Brasil precisa ter novamente esperança em seu futuro, que o país e a sua população não devem ficar tão descrentes no futuro como estão atualmente e complementou dizendo que tem vontade de voltar a presidência para voltar a trazer esperança ao Brasil.

Lula finalizou a sua fala dizendo que pretende, assim que assumir, realizar um referendo revogatório para anular todas as ações realizadas pelo presidente atual Michel Temer, principalmente, no que diz respeito a PEC dos gastos públicos que impedem o país em investir em educação e saúde por 20 anos. Para Lula é inadmissível que não se possa investir em serviços que são essenciais para a população. 

Sobre a caravana e o ex-presidente

A caravana é um sucesso por onde passa. Em Ipatinga a praça estava lotada para receber o ex-presidente. As atividades realizadas têm um impacto enorme nas transmissões realizadas pela internet e Lula está sendo muito bem recebida pela maioria da população em todos os lugares que passa. Em Governador Valadares e Teófilo Otoni não foi diferente, Lula foi recebido com enorme carinho por multidões por onde passou, demonstrando a sua popularidade na região.

Com relação a experiência em ver e poder conversar com o ex-presidente fiquei muito feliz com o encontro e muito impressionado com a humildade, simplicidade, o carinho e a capacidade de Lula em agradar as pessoas. Ele é extremamente solícito atendendo a todos que querem tirar fotos e de um carisma e uma capacidade de fala extraordinária. Se antes já admirava Lula por suas políticas hoje a minha admiração ficou ainda mais intensa pois posso admirar o Lula humano. Me parece que um dos slogans criados pelos mineiros a partir de um ditado popular do estado se encaixou muito bem no ex-presidente: Lula quem te conhece não esquece jamais! 

Obrigado pela visita e pelo carinho com essa população que tanto necessita de atenção! Volte sempre Lula. 

Anderson Silva

Nenhum comentário :

Postar um comentário